Educação para o trânsito



No período de 15 a 18 de junho de 2015 a professora Diana Lemes Ferreira (Líder do GEPESE) esteve no Congresso Ibero Americano de Seguridade Rodoviária, em Madrid – Espanha. A professora apresentou dois trabalhos de educação para o trânsito os quais receberam reconhecimento do comitê cientifico do evento de uma boa prática de educação para o trânsito. Os trabalhos tiveram a parceira entre Escolas Públicas de Belém, Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN/PA).

O projeto “Educação para o trânsito: uma experiência de formação cidadã do Departamento de Trânsito do Estado do Pará/ Brasil em parceria com a Universidade do Estado do Pará via Estágio Supervisionado em Ambientes Não Escolares do Curso de Pedagogia” temos como autoras: a professora Diana Lemes Ferreira (UEPA-Gepese/SEMEC-Belém), a professora Jacirene Vasconcelos Albuquerque (UEPA/Gepese), Ceila Ribeiro Moraes (UEPA/Gepese) Elizabeth Carvalho de Oliveira (DETRAN/PA/Gepese). No projeto “A vida pede passagem” os autores são a professora Diana Lemes e o Professor Marcelo Carvalho (SEMEC/Belém).

Veja os textos completos abaixo:

Educação para o trânsito: uma experiência de formação cidadã do Departamento de Trânsito do Estado do Pará/ Brasil em parceria com a Universidade do Estado do Pará via Estágio Supervisionado em Ambientes Não Escolares do Curso de Pedagogia (breve)


Ir até a Espanha deu mais visibilidade ao trabalho realizado pela equipe citada. Inclusive, vale ressaltar, que o projeto A vida pede passagem... foi premiado ano passado na 8ª edição do Prêmio Professores do Brasil realizado pelo MEC. “Infelizmente ainda não temos a atenção merecida dos órgãos públicos para a importância dos projetos pedagógicos que estamos desenvolvendo. Para além do currículo, do ensino, da pesquisa e da extensão nosso projeto SALVA VIDAS!”.

Um evento como este os gastos são muitos com passagens, estadia e inscrição no evento. “Agradeço a solidariedade dos colegas do Gepese que fizeram uma coleta financeira para ajudar nos gastos. Agradeço, também, ao professor Marcelo Carvalho e a Professora Tania Sanches que contribuíram na tradução dos textos e slides para Espanhol”. Como podem ver o sucesso dos projetos é fruto de muita parceria e solidariedade. Duas coisas muito importantes no trânsito, as quais, precisamos conquistar todos os dias.

“Neste Congresso o 1º lugar ficou com a Espanha e o 2º com a Colômbia. Do Brasil, participamos nós do Pará e outros dois trabalhos do Estado de São Paulo. Infelizmente ainda estamos distantes da meta nacional, que espera até 2016 diminuir em até 20% as mortes por acidentes no trânsito. Este é mais um motivador para insistirmos e multiplicarmos projetos como o nosso. Por isso nosso maior objetivo ao ir até a Espanha foi mostrar para o mundo o bom trabalho que estamos realizando e o esforço que fazemos para salvar vidas”, disse Diana.

Galeria
Clique nas imagens para vê-las ampliadas








Nenhum comentário:

Postar um comentário