quarta-feira, 24 de maio de 2023

Cerimônia de 10 anos do GEPPEM

Aconteceu, em 23 de maio de 2023, às 16 horas, no Auditório Paulo Freire, na Universidade do Estado do Pará - UEPA, a Cerimônia de 10 anos de criação do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em Movimento - GEPPEM.

A mesa de abertura, foi composta por autoridades da UEPA e representantes das instituições parceiras, como: Fundação Santa Casa, DETRAN - PA, além de representante do corpo discente.




Os membros da Mesa parabenizaram o GEPPEM e destacaram a importância do Grupo para a história da UEPA, que completa 30 anos de criação.

Foram destacadas ainda as diversas publicações e o significado disso para a trajetória acadêmica dos membros, para o Grupo e para a Universidade.

O Professor Anderson Maia, Diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação, apresentou três portarias de designação a algumas professoras do GEPPEM: a Portaria Nº 83 - GD/CCSE, designando a  professora Diana Lemes Ferreira, como representante de assuntos relacionados à Educação para o trânsito, do CCSE, a Portaria Nº 84 - GD/CCSE, designando Professora Rosilene Ferreira Gonçalves, como representante de assuntos relacionados à Pedagogia Hospitalar do CCSE e a Portaria Nº 82 - GD - CCSE, designando a docente Ceila Ribeiro de Moraes como representante de assuntos relacionados à Educação e justiça restaurativa. Anunciou a criação de uma nova Linha de Pesquisa: Educação e Justiça Restaurativa. Por fim, divulgou ainda a Portaria Nº 85 - GD/CCSE, que reconhece, agradece e elogia o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em Movimento pelos 10 anos de significativa contribuição à comunidade acadêmica e em prol da educação pública e de qualidade.



O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jofre Freitas, destacou que o GEPPEM “é um grupo em plena atividade, é multidisciplinar e que incentiva a participação de técnicos, o que facilita o ingresso do corpo de servidores da UEPA aos Programas de Pós-Graduação. É interinstitucional, o que é um diferencial e o que o faz um grupo inovador. É um grupo que causa impacto social e na cultura local e precisa ser valorizado”. Incentivou e deu apoio ao grupo, abrindo possibilidades de criação de pós-graduação em nível de mestrado a fim de suprir a demanda da sociedade.      



A fala da líder do Grupo de Pesquisa, Professora Doutora Diana Lemes Ferreira, destacou em sua fala sobre as conquistas acadêmicas, lembrando de sua trajetória e da aceitação da demanda de criar um Grupo de Pesquisas que pensasse a Pedagogia em outros ambientes que não o escolar. Lembrou que no dia 23 de janeiro de 2013, receberam a certificação, tornando-se GEPESE e hoje GEPPEM. Saudou alguns dos membros fundadores e agradeceu àqueles e àquelas que contribuíram para a criação e trajetória do Grupo. Falou sobre as diferentes publicações do Grupo, informando que em breve será lançada mais uma publicação.

Finalmente, agradeceu a presença da Mesa e de todos os presentes no evento. O evento encerrou com um coquetel servido a todos os presentes. Foi um evento simbólico e cheio de significados, mostrando que o GEPPEM tem uma história repleta de contribuições e ainda tem muito a contribuir com a educação do Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário