Histórico

Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em Movimento – GEPPEM

O Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em Movimento (GEPPEM) teve início no Curso de Pedagogia, no Departamento de Educação Geral (DEDG) do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
O grupo surgiu do processo de composição da equipe de professores do Estágio Supervisionado em Instituições Não Escolares e Ambientes Populares e da disciplina Educação em Instituições Não Escolares e Espaços Populares. Ao assumirmos nossos cargos de professoras em 2011 deparamos com o desafio de dar continuidade e solidificar o trabalho no campo da educação não formal a partir das disciplinas citadas anteriormente.
Diante da nova configuração do curso de pedagogia a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, o desafio de preparar o pedagogo para atuar em diferentes contextos pedagógicos, tais como, hospitais, autarquias, ONGs, asilos, empresas etc, era constante nas reuniões do curso. Diante dos dilemas colocados em diversas reuniões, nos deparamos com poucas publicações na área, poucos relatos de experiências e muitos desafios a enfrentar. Começamos a agendar algumas visitas técnicas com nossos alunos em algumas instituições não escolares para conhecer mais de perto a atuação do pedagogo em diferentes contextos educacionais. As visitas nos incentivaram e motivaram a investigar este campo da atuação do pedagogo. As nossas aulas dialogadas, planejamentos participativos e visitas técnicas nos permitiram perceber que a identidade deste pedagogo estava em construção e algumas perspectivas eram perceptíveis. Uma delas era solidificar a pesquisa no campo.
Nas nossas reuniões de planejamento começamos a trabalhar a ideia de criar um grupo de pesquisa que pudesse dar conta desse desafio. Primeiramente começamos fazer algumas reuniões somente com os professores que atuavam nas disciplinas citadas anteriormente. Após quatro reuniões percebemos que o grupo de pesquisa deveria ser interinstitucional. E assim fomos amadurecendo a ideia e o grupo foi construído em meados de novembro de 2012 inicialmente com o nome de Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Social e Empresarial (GEPESE) e com duas linhas de pesquisas: Pedagogia Social e Pedagogia Empresarial. Fizemos todos os protocolos que a instituição pedia para a criação do grupo. No dia 23 de janeiro de 2013 recebemos o comunicado da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (PROPESP), da UEPA, que havia certificado nosso grupo institucionalmente e que a partir daquele momento nós estávamos oficialmente registrados, também, no CNPQ.
A alegria nos contagiou e fizemos um lançamento do grupo, dia 21 de março de 2014, em um evento que reuniu muitas instituições e parceiros que pesquisam a pedagogia social e empresarial.
Por dois anos seguidos construímos muito debates, pesquisas, e em várias reuniões de estudos e avaliações eram vistos os objetivos, perfil, identidade em construção do grupo de estudos. Neste sentido pautamos no nosso planejamento de 2015 um seminário de avaliação para o mês de outubro.
Como resultado do Seminário de Avaliação, resolvemos coletivamente, em outubro de 2015, fazer algumas modificações visando o crescimento e amadurecimento do Grupo de Pesquisa. Dentre algumas mudanças significativas citamos: a) a mudança da sigla GEPESE para GEPPEM; e, a ampliação das linhas de pesquisas do grupo. A partir de outubro de 2015 o grupo de estudos passou a pautar suas pesquisas, estudos e ações tendo como parâmetro quatro linhas de pesquisa. Permaneceu a linha Pedagogia Social já proposta desde o Gepese; A linha Pedagogia Empresarial passou por ajustes e mudou de nome para Pedagogia Organizacional e, criamos mais duas linhas de pesquisa, a saber: Educação e Práticas Pedagógicas em Saúde; Pedagogias Humanizadoras em Ambientes de Privação de Liberdade.
Em 2019 após reuniões de avaliação do Grupo as coordenações de linhas de pesquisa do Geppem amadureceram a ideia de ajustar as linhas e eixos de pesquisa. Neste sentido, ficou definido que a partir do segundo semestre de 2019 a linha “Pedagogia Organizacional” seria aglutinada nas outras linhas de pesquisas tendo em vista os estudos que o grupo realiza. Assim, o Geppem a partir de então, pautaria seus estudos e pesquisas em três linhas de pesquisa, a saber: Pedagogia Social, Educação e Práticas Pedagógicas em Saúde; Pedagogias Humanizadoras em Ambientes de Privação de Liberdade.
Para conhecer melhor as linhas de pesquisa clique no ícone Linhas de Pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário