Projeto de Extensão:
“Pedagogia em Movimento: Educação para o Trânsito em Belém do Pará”
Coordenação: Profa. Dra. Diana Lemes Ferreira
Situação: Institucionalizado pela Uepa. Em andamento (2017 a 2020).
Resumo:
O projeto de extensão “Pedagogia em Movimento: Educação para o Trânsito em Belém do Pará” é vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em Movimento (GEPPEM) e é realizado em parceria com o DETRAN/PA. Propõe-se a contribuir com a missão universitária aproximando-se da comunidade que é atendida pela rede pública de educação básica na cidade de Belém por meio de formações continuadas com professores e técnicos da rede pública de educação, bem como, com ações lúdico-pedagógicas com alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental que favoreçam o desenvolvimento integral da criança e, ao mesmo tempo, possibilitem que o público atendido pelo projeto se perceba como parte do trânsito e construa atitudes coerentes no trânsito aprendendo ações de prevenção de acidentes. No âmbito social, visa contribuir com o público atendido pelo projeto no sentido de construir um trânsito mais humano, seguro e ético. Contribui, também, com a efetivação de uma educação de qualidade social, com a implementação do Plano Nacional da Década de Redução de Acidentes de Trânsito (BRASIL, 2010), bem como, com a Política Nacional de Trânsito (BRASIL, 2004). Assim sendo o projeto tem relevância social e acadêmica ao investigar esta temática, pois, a educação para o trânsito se faz importante nos dias atuais, devido à realidade preocupante situação em que se encontra o trânsito nas grandes cidades brasileiras apresentando altos índices de acidentes de trânsito. E, a universidade e escolas sendo espaços de construção e socialização de conhecimento tem o papel de informar/formar e educar desde pequenas as crianças para o trânsito. Ressalta-se que a educação para o trânsito também é tarefa das universidades como podemos ver em alguns artigos (74 e 76) do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Metodologia:
Pesquisa qualitativa com foco na pesquisa-ação, realizamos estudo bibliográfico; reuniões de formação continuada; elaboração, aplicação e avaliação de projetos pedagógicos e sistematização.
Resultados:
O projeto contribui com a missão universitária da UEPA de “produzir, difundir conhecimento e formar profissionais éticos, com responsabilidade social, para o desenvolvimento sustentável da Amazônia” almejando no futuro “ser referência científico-cultural de ensino, pesquisa e extensão em nível nacional”. (UEPA, 2007, p. 17-19); Reforça o fomento da relação teoria e prática dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia participantes do projeto; fortalece a aproximação da Universidade com escolas de educação básica com ações pedagógicas nas escolas e instituições parceiras como DETRAN/PA que solidificam a tríade universitária: ensino pesquisa e extensão.
Conclusão:
Percebemos que as ações do Projeto têm reforçado a sensibilização dos alunos, professores, coordenadores pedagógicos, direção e profissionais de apoio das escolas que recebem o projeto, sobre a temática Educação para o Trânsito. A equipe do Projeto contribui com os processos acadêmicos na sistematização da vivência por meio de relatos de experiências, elaboração de artigos, pesquisas e Trabalhos de Conclusão de Curso, participação em eventos educacionais dentro e fora de Belém o que tem dado visibilidade ao projeto, buscando referendar a importância de qualificar a educação para o trânsito da cidade de Belém contribuindo para a sensibilização e construção de um trânsito mais seguro, ético e humanizado.
Palavras chave:
Educação para o Trânsito – Pedagogia – Formação de Professores
Nenhum comentário:
Postar um comentário