A VIDA PEDE PASSAGEM!
Uma experiência de educação para o trânsito em uma escola pública de Educação
Básica em Belém, Pará – Brasil.
Diana Lemes Ferreira – SEMEC/Belém
Ocimar Marcelo Carvalho – SEMEC/Belém
Resumo
O
texto trata sobre “Educação para o Trânsito”. Retrata um projeto pedagógico
desenvolvido na Escola Municipal Walter Leite Caminha da Rede Municipal de
Educação de Belém/PA em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do
Pará (DETRAN/PARÁ) e com a Universidade do Estado do Pará (UEPA). O objetivo
central foi propiciar a compreensão da importância do trânsito seguro como
parte integrante do cotidiano das crianças. De forma mais específica buscamos:
desenvolver atividades pedagógicas contemplando os objetivos do currículo
formal a partir do trabalho de educação para o trânsito; contribuir para a
melhoria do desenvolvimento do processo de leitura e escrita; favorecer o
desenvolvimento do raciocínio lógico matemático; compreender o impacto sócio
ambiental, econômico, cultural do bairro Benguí após a construção da Avenida
Independência/Centenário. Metodologicamente realizamos estudo bibliográfico e
pesquisa-ação. O projeto foi realizado em algumas fases que se complementam
entre si: Fase de sensibilização, Fase de Exploração e Aprofundamento, Fase de
Produção, Fase de Avaliação e Fase de Socialização. Como resultados, o projeto
oportunizou a construção do conhecimento, articulando currículo formal ao tema
“Educação para o Trânsito”. Foi possível estudar de forma contextualizada os
descritores da Prova Brasil. Os alunos aprenderam tópicos sobre legislação de
trânsito, importância e significado da sinalização de trânsito, comportamentos
e atitudes dos atores envolvidos no trânsito (motoristas, motociclistas,
ciclistas, passageiros-usuários de transporte públicos e pedestres). Tivemos a
oportunidade de trabalhar de forma contextualizada alguns descritores da Prova
Brasil tanto da Língua Portuguesa quanto de Matemática. Em 2014 o projeto foi
considerado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) como uma experiência
inovadora e bem sucedida, sendo selecionado como melhor experiência do norte do
Brasil na 5ª edição do Prêmio Professores do Brasil. As parcerias construídas
possibilitaram a aproximação da Escola com instituições ligadas ao tema e que
buscam a melhoria na qualidade social da educação, o que nos moveu a dar
continuidade e aprofundamento ao projeto, o qual está pautado no nosso projeto
pedagógico para o ano letivo de 2015.
Palavras chave: Educação para o trânsito; vida; redução
de acidentes.
1 - Surgimento do
projeto
Com as mudanças no trânsito no município de
Belém, no estado do Pará, Brasil, devido as obras na principal avenida da
cidade, a Almirante Barroso, a construção da infraestrutura para viabilização
do BRT, a Avenida Independência se tornou uma via alternativa para desviar dos engarrafamentos
causados pelas obras citadas. Ressalta-se que a referida avenida foi criada no
ano de 2011 com o objetivo de escoar melhor o trânsito da cidade de Belém. No
dia 17 de maio do referido ano foi sancionada a mudança do nome da Avenida Independência
para “Avenida Centenário”. O fato integrou as homenagens aos 100 anos de
criação da Igreja Assembleia de Deus, no Brasil. Mas, grande parte da
comunidade ainda chama a Avenida por Independência. Ainda está no imaginário
dos moradores o antigo nome.
Neste contexto de mudanças no trânsito o
número de carros, motos, bicicletas e pedestres aumentou consideravelmente na
referida avenida, a qual foi intitulada pelos próprios moradores como “[...] a
via da morte, [...] isto se deu pela grande quantidade de acidentes que vem
acontecendo no local”. (DIÁRIO DO PARÁ, 2012).
Os constantes acidentes de trânsito na
avenida tem tirado a vida de parentes de alunos, vizinhos da escola e moradores
do bairro em que a escola está situada. Assim nasceu o Projeto com o objetivo
de sensibilizar os pedestres sobre seus direitos e sua importância no trânsito,
bem como contribuir para o entendimento das crianças como párticipes do
trânsito para que desta forma, estas formem opiniões e tomem atitudes
conscientes diante da realidade do trânsito em Belém, e, em especial no bairro
onde moram (Bengui), mais precisamente na Avenida Centenário foco de conflitos
e preocupações com o trânsito seguro que possibilite que as pessoas transitem
sem colocar suas vidas em risco. Por isto o nosso apelo já no título: a vida
pede passagem!
Assim sendo, os altos índices de acidentes de
trânsito, comumente, causados pela imprudência de diferentes usuários:
motoristas, ciclistas, motociclista e também dos pedestres, na Avenida
Centenário, alguns deles, próximos da escola, originou e indicou a importância de tratarmos da temática
educação para o trânsito e abordar com as crianças da referida escola, temas
como: a necessidade de ir e vir com segurança; refletir sobre o convívio social
no espaço público; agir com consciência e atitude colaborativa no trânsito etc.
Outras questões que permeavam o projeto:
contribuir para que os alunos compreendessem a importância do trânsito como
parte integrante de seu cotidiano; torná-los cidadãos conscientes e de seu
papel social no trânsito; fazer com que eles entendessem que o trânsito não
carece apenas de leis e normas, mas também de solidariedade e de respeito ao
próximo.
A partir dessas questões investigativas
realizamos o projeto o qual foi desenvolvido com duas turmas do Segundo Ciclo
do Ensino Fundamental da Educação Básica da “Escola Municipal Walter Leite
Caminha”, a qual se localiza as margens da Avenida Centenário.
O principal objetivo do projeto foi propiciar
a compreensão da importância do trânsito seguro como parte integrante do
cotidiano das crianças. Especificamente buscamos: desenvolver atividades
pedagógicas contemplando os objetivos do currículo formal a partir do trabalho
de educação para o trânsito; contribuir para a melhoria do desenvolvimento do
processo de leitura e escrita; favorecer o desenvolvimento do raciocínio lógico
matemático; compreender o impacto sócio ambiental, econômico, cultural do
bairro Benguí após a construção da Avenida Independência/Centenário e, estudar
de forma contextualizada os descritores da Prova Brasil de Língua Portuguesa e
Matemática.
2 - Percurso metodológico:
O projeto foi realizado em algumas fases metodológicas
que se complementam entre si. Na Fase de sensibilização elaboramos um projeto
inicial e aplicamos um questionário investigativo com as crianças para sabermos
o conhecimento prévio que elas tinham sobre o trânsito e o que gostariam de
aprender.
A partir da tabulação dos dados dos questionários
fizemos alguns ajustes no projeto inicial. O projeto foi apresentado para os
alunos a partir de uma noticia de jornal sobre um acidente na avenida que fica
próximo da Escola. Explicamos o projeto e os objetivos. Os alunos ficaram
entusiasmados. Afinal, iam estudar algo da realidade que estavam vivendo.
Algumas falas significativas: "Que legal professora, vamos estudar nosso
bairro" (Camilly, 10 anos); "Maneiro, que tal fazermos uma
manifestação na avenida?" (Lucas, 10 anos); "Era bom a gente chamar o
jornal para filmar" (Agerlan, 10 anos); "Eu quero estudar sobre o
trânsito para evitar acidentes" (Amanda, 10 anos).
Para dar seguimento ao projeto buscamos
algumas parcerias com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN/PA) e
a Coordenação de Estágios do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do
Pará (UEPA). O Laboratório de informática teve papel fundamental neste
processo, contribuindo na realização de atividades que envolviam as tecnologias
como: busca na internet sobre cartuns e charges sobre o tema, concurso de
logotipo sobre o tema, projeção e debates de filmes, dentre outras atividades.
Fizemos projeção seguida de debate de alguns
filmes com a temática. Recebemos a visita do DETRAN/PA com palestras e
oficinas. Os alunos do curso de Pedagogia da UEPA tanto do curso regular como
do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) que estavam fazendo
Estágio Supervisionado na Biblioteca Irmãos Guimarães, vinculada ao DETRAN,
realizaram oficinas pedagógicas com os alunos da escola envolvendo a temática
que culminaram na confecção de placas de sinalização e jogos educativos.
Na Fase de Exploração e aprofundamento, realizamos
estudos de textos com o tema, elaboramos e resolvemos problemas matemáticos, fizemos
pesquisas nos jornais locais e internet. Na Fase de produção realizamos
concurso de slogan com o tema “Educação para o trânsito”. Criamos cartuns,
charges, paródias, textos, gráficos e confeccionamos uma “via pública
pedagógica” com a utilização de tecidos com os quais realizamos algumas aulas
práticas no pátio da escola.
Na Fase de socialização socializamos o
projeto no Núcleo de Informática Educativa (NIED) em junho de 2013 e na Mostra
de Saberes da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC/Belém) em
dezembro de 2013. E, em dezembro de 2014, socializamos no Seminário Professores
do Brasil organizado pelo Ministério da Educação brasileiro. Ressaltando que o
referido projeto foi considerado pelo referido ministério como uma experiência bem
sucedida e inovadora, sendo agraciado com o Prêmio Professores do Brasil e classificado
como o melhor da região norte do Brasil na categoria dos anos iniciais do
Ensino Fundamental da Educação Básica. Conforme podemos verificar o resultado
do prêmio disponível em: < http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/arquivos/resultado_2014.pdf>.
Acesso em 02/04/2015.
Vale ressaltar que após receber prêmio, o projeto teve repercussão
local e nacional contribuindo para sensibilizar a comunidade em geral sobre a
importância da educação para o trânsito. Dentre outras matérias veiculadas nos jornais
locais citamos como exemplo:
1) Professora de escola pública de Belém conquista o
Prêmio Professores do Brasil
Fonte: <http://www.agenciabelem.com.br/noticias/detalhes/106810>
Acesso em 02/04/2015.
2) Professora de Belém está entre as vencedoras do premio
professores do Brasil.
Fonte: http://g1.globo.com/pa/para/bom-dia-para/videos/t/edicoes/v/uma-professora-de-belem-esta-entre-as-vencedoras-do-premio-professores-do-brasil-2014/3811316/
Acesso em 02/04/2015.
3) Professora premiada pelo MEC é recebida com festa em
Belém
Fonte: http://acomsemec1.blogspot.com.br/2014_12_01_archive.html.
Acesso em 07/05/2015.
4) Escola constrói lombada para evitar acidentes
Fonte: <http://g1.globo.com/pa/para/liberal-comunidade/videos/t/edicoes/v/escola-constroi-lombada-para-evitar-acidentes-com-alunos/4104310/>,
Acesso em 07/05/2015
Estamos em constante avaliação do projeto em
que indicamos que o mesmo precisa ser, socializado, continuado e aprofundado. Acreditamos
que a experiência educativa é muito relevante e caracteriza-se como uma boa
prática educativa no sentido de que problematiza a realidade vivida pela
comunidade escolar, relaciona currículo formal com tema emergente do dia a dia,
faz com que as crianças se percebam como participe do trânsito, contribui com
um trânsito mais seguro, salva vidas, e reduz o número de acidentes de trânsito.
O Projeto possui relevância de natureza
social, acadêmica e profissional. No âmbito social, o projeto contribui com o
público atendido no sentido de construir um trânsito mais humano, seguro e ético.
Contribuímos, também, com a efetivação de uma educação de qualidade social, com
a implementação do Plano Nacional da Década de Redução de Acidentes de Trânsito
(BRASIL, 2010), bem como, com a Politica Nacional de Trânsito (BRASIL, 2004).
Acreditamos ser de relevância social e
acadêmica o trabalho com esta temática, pois, a educação para o trânsito se faz
importante nos dias atuais, devido à realidade caótica em que o trânsito nas
grandes cidades brasileiras se encontra e dos altos índices de acidentes de
trânsito. E, a universidade e escolas sendo espaços de construção e
socialização de conhecimento tem o papel de informar e educar desde pequenas as
crianças para o trânsito. O que é reforçado em alguns artigos do Código de
Trânsito Brasileiro (CTB):
Art.
74. A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário
para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.
Art.
76. A educação para o trânsito será promovida na pré- escola e nas escolas de
1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre órgãos e
entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados,
do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação. (BRASIL,
2008)
A partir dessa premissa buscamos contribuir
para que o artigo 76 do CTB possa ser uma realidade na cidade de Belém,
buscando integrar ações de ensino, pesquisa e extensão universitária envolvendo
público universitário, escola pública de educação básica e instituições
voltadas para temática como o DETRAN/PA.
No âmbito acadêmico-profissional o projeto
favorece a formação de alunos universitários do curso de Pedagogia, que terão a
oportunidade de vivenciar experiências educativas diversificadas. Os mesmos
terão acesso a uma formação profissional diferenciada que favorecerá a
ampliação das oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, atendendo as
necessidades de efetivação de políticas públicas que garantam a integralidade
dos direitos dos cidadãos e cidadãs brasileiras. Terão, ainda, a oportunidade
de construir conhecimento na área, oferecendo subsídios teórico-práticos no que
concerne a temática Educação para o Trânsito.
3 – Resultados
Como resultados, o projeto oportunizou a
construção do conhecimento, articulando currículo formal ao tema “Educação para
o Trânsito”. Os alunos aprenderam tópicos sobre legislação de trânsito,
importância e significado da sinalização de trânsito, comportamentos e atitudes
dos atores envolvidos no trânsito (motoristas, moto-ciclistas, ciclistas,
passageiros-usuários de transporte públicos e pedestres). Os conteúdos foram
trabalhados de forma integrada aos descritores da Prova Brasil. Percebemos uma
melhora nos resultados do Índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
de 2013.
As parcerias construídas possibilitaram a
aproximação da Escola com instituições ligadas ao tema e que buscam a melhoria
na qualidade social da educação.
Avaliamos que o projeto desenvolvido é de
grande valia para aprendizagem significativa dos alunos. Precisamos dar
continuidade ao mesmo buscando maiores aprofundamentos do tema. E no próximo
passo poderemos acrescentar a aplicação de questionários investigativos na
comunidade e elaboração de oficinas com os pais ampliando assim nossas ações e
resultados.
Concluímos que o projeto oportunizou
reflexões sobre nossa prática pedagógica; suscitou o desejo da pesquisa e da
aprendizagem significativa; mostrou que é possível a escola construir parcerias
interinstitucionais em prol da melhoria da qualidade da educação.
4 - REFERÊNCIAS:
BRASIL, Ministério das Cidades. Comitê Nacional de
Mobilização pela saúde, segurança e paz no trânsito. Plano Nacional de Redução
de Acidentes e Segurança Viária Para a Década de 2011-2020. Brasília DF, 2010.
Disponível em:
<http://www.denatran.gov.br/download/Plano%20Nacional%20de%20Redu%C3%A7%C3%A3o%20de%20Acidentes%20-%20Comite%20-%20Proposta%20Preliminar.pdf
> . Acesso em 17 mar de 2015.
BRASIL, Ministério das Cidades. Departamento Nacional de
Trânsito. Política Nacional de Trânsito. Brasília DF. 2004. Disponível em:
<http://www.denatran.gov.br/download/PNT.pdf>.
Acesso em 17 de mar de 2015.
Brasil, Código de Trânsito Brasileiro. Código de Trânsito
Brasileiro: instituído pela Lei nº 9.503, de 23-9-97 - 3ª edição - Brasília:
DENATRAN, 2008 Disponível em:
<http://www.denatran.gov.br/publicacoes/download/ctb.pdf >
DIARIO DO PARÁ. Mais dois acidentes na “Via da Morte”. Disponível em: <http://www.diarioonline.com.br/noticia-227653-mais-dois-acidentes-na-via-da-morte.html
> acesso em 26 de nov de 2012
(1)
Trabalho apresentado no Congresso Ibero-Americano de Seguridad Vial. Madri –
Espanha. Junho de 2015. http://www.institutoivia.org/intercisev2015/index.html
A professara Diana Lemes, faz um trabalho de educação e de valorização da vida, que merece respeito e investimentos dos poderes constituídos e da comunidade em geral.
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