A VIDA PEDE PASSAGEM! Uma experiência de educação para o trânsito em uma escola pública de Educação Básica em Belém, Pará – Brasil.
Diana Lemes Ferreira – SEMEC/Belém
Ocimar Marcelo Carvalho – SEMEC/Belém

Resumo
O texto trata sobre “Educação para o Trânsito”. Retrata um projeto pedagógico desenvolvido na Escola Municipal Walter Leite Caminha da Rede Municipal de Educação de Belém/PA em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN/PARÁ) e com a Universidade do Estado do Pará (UEPA). O objetivo central foi propiciar a compreensão da importância do trânsito seguro como parte integrante do cotidiano das crianças. De forma mais específica buscamos: desenvolver atividades pedagógicas contemplando os objetivos do currículo formal a partir do trabalho de educação para o trânsito; contribuir para a melhoria do desenvolvimento do processo de leitura e escrita; favorecer o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático; compreender o impacto sócio ambiental, econômico, cultural do bairro Benguí após a construção da Avenida Independência/Centenário. Metodologicamente realizamos estudo bibliográfico e pesquisa-ação. O projeto foi realizado em algumas fases que se complementam entre si: Fase de sensibilização, Fase de Exploração e Aprofundamento, Fase de Produção, Fase de Avaliação e Fase de Socialização. Como resultados, o projeto oportunizou a construção do conhecimento, articulando currículo formal ao tema “Educação para o Trânsito”. Foi possível estudar de forma contextualizada os descritores da Prova Brasil. Os alunos aprenderam tópicos sobre legislação de trânsito, importância e significado da sinalização de trânsito, comportamentos e atitudes dos atores envolvidos no trânsito (motoristas, motociclistas, ciclistas, passageiros-usuários de transporte públicos e pedestres). Tivemos a oportunidade de trabalhar de forma contextualizada alguns descritores da Prova Brasil tanto da Língua Portuguesa quanto de Matemática. Em 2014 o projeto foi considerado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) como uma experiência inovadora e bem sucedida, sendo selecionado como melhor experiência do norte do Brasil na 5ª edição do Prêmio Professores do Brasil. As parcerias construídas possibilitaram a aproximação da Escola com instituições ligadas ao tema e que buscam a melhoria na qualidade social da educação, o que nos moveu a dar continuidade e aprofundamento ao projeto, o qual está pautado no nosso projeto pedagógico para o ano letivo de 2015.
Palavras chave: Educação para o trânsito; vida; redução de acidentes.

1 - Surgimento do projeto
Com as mudanças no trânsito no município de Belém, no estado do Pará, Brasil, devido as obras na principal avenida da cidade, a Almirante Barroso, a construção da infraestrutura para viabilização do BRT, a Avenida Independência se tornou uma via alternativa para desviar dos engarrafamentos causados pelas obras citadas. Ressalta-se que a referida avenida foi criada no ano de 2011 com o objetivo de escoar melhor o trânsito da cidade de Belém. No dia 17 de maio do referido ano foi sancionada a mudança do nome da Avenida Independência para “Avenida Centenário”. O fato integrou as homenagens aos 100 anos de criação da Igreja Assembleia de Deus, no Brasil. Mas, grande parte da comunidade ainda chama a Avenida por Independência. Ainda está no imaginário dos moradores o antigo nome.
Neste contexto de mudanças no trânsito o número de carros, motos, bicicletas e pedestres aumentou consideravelmente na referida avenida, a qual foi intitulada pelos próprios moradores como “[...] a via da morte, [...] isto se deu pela grande quantidade de acidentes que vem acontecendo no local”. (DIÁRIO DO PARÁ, 2012).
Os constantes acidentes de trânsito na avenida tem tirado a vida de parentes de alunos, vizinhos da escola e moradores do bairro em que a escola está situada. Assim nasceu o Projeto com o objetivo de sensibilizar os pedestres sobre seus direitos e sua importância no trânsito, bem como contribuir para o entendimento das crianças como párticipes do trânsito para que desta forma, estas formem opiniões e tomem atitudes conscientes diante da realidade do trânsito em Belém, e, em especial no bairro onde moram (Bengui), mais precisamente na Avenida Centenário foco de conflitos e preocupações com o trânsito seguro que possibilite que as pessoas transitem sem colocar suas vidas em risco. Por isto o nosso apelo já no título: a vida pede passagem!
Assim sendo, os altos índices de acidentes de trânsito, comumente, causados pela imprudência de diferentes usuários: motoristas, ciclistas, motociclista e também dos pedestres, na Avenida Centenário, alguns deles, próximos da escola, originou e indicou  a importância de tratarmos da temática educação para o trânsito e abordar com as crianças da referida escola, temas como: a necessidade de ir e vir com segurança; refletir sobre o convívio social no espaço público; agir com consciência e atitude colaborativa no trânsito etc.
Outras questões que permeavam o projeto: contribuir para que os alunos compreendessem a importância do trânsito como parte integrante de seu cotidiano; torná-los cidadãos conscientes e de seu papel social no trânsito; fazer com que eles entendessem que o trânsito não carece apenas de leis e normas, mas também de solidariedade e de respeito ao próximo.
A partir dessas questões investigativas realizamos o projeto o qual foi desenvolvido com duas turmas do Segundo Ciclo do Ensino Fundamental da Educação Básica da “Escola Municipal Walter Leite Caminha”, a qual se localiza as margens da Avenida Centenário.
O principal objetivo do projeto foi propiciar a compreensão da importância do trânsito seguro como parte integrante do cotidiano das crianças. Especificamente buscamos: desenvolver atividades pedagógicas contemplando os objetivos do currículo formal a partir do trabalho de educação para o trânsito; contribuir para a melhoria do desenvolvimento do processo de leitura e escrita; favorecer o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático; compreender o impacto sócio ambiental, econômico, cultural do bairro Benguí após a construção da Avenida Independência/Centenário e, estudar de forma contextualizada os descritores da Prova Brasil de Língua Portuguesa e Matemática.
2 - Percurso metodológico:
O projeto foi realizado em algumas fases metodológicas que se complementam entre si. Na Fase de sensibilização elaboramos um projeto inicial e aplicamos um questionário investigativo com as crianças para sabermos o conhecimento prévio que elas tinham sobre o trânsito e o que gostariam de aprender.




A partir da tabulação dos dados dos questionários fizemos alguns ajustes no projeto inicial. O projeto foi apresentado para os alunos a partir de uma noticia de jornal sobre um acidente na avenida que fica próximo da Escola. Explicamos o projeto e os objetivos. Os alunos ficaram entusiasmados. Afinal, iam estudar algo da realidade que estavam vivendo. Algumas falas significativas: "Que legal professora, vamos estudar nosso bairro" (Camilly, 10 anos); "Maneiro, que tal fazermos uma manifestação na avenida?" (Lucas, 10 anos); "Era bom a gente chamar o jornal para filmar" (Agerlan, 10 anos); "Eu quero estudar sobre o trânsito para evitar acidentes" (Amanda, 10 anos).
Para dar seguimento ao projeto buscamos algumas parcerias com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN/PA) e a Coordenação de Estágios do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O Laboratório de informática teve papel fundamental neste processo, contribuindo na realização de atividades que envolviam as tecnologias como: busca na internet sobre cartuns e charges sobre o tema, concurso de logotipo sobre o tema, projeção e debates de filmes, dentre outras atividades.
Fizemos projeção seguida de debate de alguns filmes com a temática. Recebemos a visita do DETRAN/PA com palestras e oficinas. Os alunos do curso de Pedagogia da UEPA tanto do curso regular como do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) que estavam fazendo Estágio Supervisionado na Biblioteca Irmãos Guimarães, vinculada ao DETRAN, realizaram oficinas pedagógicas com os alunos da escola envolvendo a temática que culminaram na confecção de placas de sinalização e jogos educativos.




Na Fase de Exploração e aprofundamento, realizamos estudos de textos com o tema, elaboramos e resolvemos problemas matemáticos, fizemos pesquisas nos jornais locais e internet. Na Fase de produção realizamos concurso de slogan com o tema “Educação para o trânsito”. Criamos cartuns, charges, paródias, textos, gráficos e confeccionamos uma “via pública pedagógica” com a utilização de tecidos com os quais realizamos algumas aulas práticas no pátio da escola.








Na Fase de socialização socializamos o projeto no Núcleo de Informática Educativa (NIED) em junho de 2013 e na Mostra de Saberes da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC/Belém) em dezembro de 2013. E, em dezembro de 2014, socializamos no Seminário Professores do Brasil organizado pelo Ministério da Educação brasileiro. Ressaltando que o referido projeto foi considerado pelo referido ministério como uma experiência bem sucedida e inovadora, sendo agraciado com o Prêmio Professores do Brasil e classificado como o melhor da região norte do Brasil na categoria dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica. Conforme podemos verificar o resultado do prêmio disponível em: < http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/arquivos/resultado_2014.pdf>. Acesso em 02/04/2015.
Vale ressaltar que após receber prêmio, o projeto teve repercussão local e nacional contribuindo para sensibilizar a comunidade em geral sobre a importância da educação para o trânsito.  Dentre outras matérias veiculadas nos jornais locais citamos como exemplo:
1) Professora de escola pública de Belém conquista o Prêmio Professores do Brasil
2) Professora de Belém está entre as vencedoras do premio professores do Brasil.
3) Professora premiada pelo MEC é recebida com festa em Belém
4) Escola constrói lombada para evitar acidentes

Estamos em constante avaliação do projeto em que indicamos que o mesmo precisa ser, socializado, continuado e aprofundado. Acreditamos que a experiência educativa é muito relevante e caracteriza-se como uma boa prática educativa no sentido de que problematiza a realidade vivida pela comunidade escolar, relaciona currículo formal com tema emergente do dia a dia, faz com que as crianças se percebam como participe do trânsito, contribui com um trânsito mais seguro, salva vidas, e reduz o número de acidentes de trânsito.
O Projeto possui relevância de natureza social, acadêmica e profissional. No âmbito social, o projeto contribui com o público atendido no sentido de construir um trânsito mais humano, seguro e ético. Contribuímos, também, com a efetivação de uma educação de qualidade social, com a implementação do Plano Nacional da Década de Redução de Acidentes de Trânsito (BRASIL, 2010), bem como, com a Politica Nacional de Trânsito (BRASIL, 2004).
Acreditamos ser de relevância social e acadêmica o trabalho com esta temática, pois, a educação para o trânsito se faz importante nos dias atuais, devido à realidade caótica em que o trânsito nas grandes cidades brasileiras se encontra e dos altos índices de acidentes de trânsito. E, a universidade e escolas sendo espaços de construção e socialização de conhecimento tem o papel de informar e educar desde pequenas as crianças para o trânsito. O que é reforçado em alguns artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):
Art. 74. A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.
Art. 76. A educação para o trânsito será promovida na pré- escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação. (BRASIL, 2008)
A partir dessa premissa buscamos contribuir para que o artigo 76 do CTB possa ser uma realidade na cidade de Belém, buscando integrar ações de ensino, pesquisa e extensão universitária envolvendo público universitário, escola pública de educação básica e instituições voltadas para temática como o DETRAN/PA.
No âmbito acadêmico-profissional o projeto favorece a formação de alunos universitários do curso de Pedagogia, que terão a oportunidade de vivenciar experiências educativas diversificadas. Os mesmos terão acesso a uma formação profissional diferenciada que favorecerá a ampliação das oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, atendendo as necessidades de efetivação de políticas públicas que garantam a integralidade dos direitos dos cidadãos e cidadãs brasileiras. Terão, ainda, a oportunidade de construir conhecimento na área, oferecendo subsídios teórico-práticos no que concerne a temática Educação para o Trânsito.
3 – Resultados
Como resultados, o projeto oportunizou a construção do conhecimento, articulando currículo formal ao tema “Educação para o Trânsito”. Os alunos aprenderam tópicos sobre legislação de trânsito, importância e significado da sinalização de trânsito, comportamentos e atitudes dos atores envolvidos no trânsito (motoristas, moto-ciclistas, ciclistas, passageiros-usuários de transporte públicos e pedestres). Os conteúdos foram trabalhados de forma integrada aos descritores da Prova Brasil. Percebemos uma melhora nos resultados do Índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2013.



As parcerias construídas possibilitaram a aproximação da Escola com instituições ligadas ao tema e que buscam a melhoria na qualidade social da educação.
Avaliamos que o projeto desenvolvido é de grande valia para aprendizagem significativa dos alunos. Precisamos dar continuidade ao mesmo buscando maiores aprofundamentos do tema. E no próximo passo poderemos acrescentar a aplicação de questionários investigativos na comunidade e elaboração de oficinas com os pais ampliando assim nossas ações e resultados.
Concluímos que o projeto oportunizou reflexões sobre nossa prática pedagógica; suscitou o desejo da pesquisa e da aprendizagem significativa; mostrou que é possível a escola construir parcerias interinstitucionais em prol da melhoria da qualidade da educação.

4 - REFERÊNCIAS:
BRASIL, Ministério das Cidades. Comitê Nacional de Mobilização pela saúde, segurança e paz no trânsito. Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária Para a Década de 2011-2020. Brasília DF, 2010. Disponível em:

BRASIL, Ministério das Cidades. Departamento Nacional de Trânsito. Política Nacional de Trânsito. Brasília DF. 2004. Disponível em:
<http://www.denatran.gov.br/download/PNT.pdf>. Acesso em 17 de mar de 2015.

Brasil, Código de Trânsito Brasileiro. Código de Trânsito Brasileiro: instituído pela Lei nº 9.503, de 23-9-97 - 3ª edição - Brasília: DENATRAN, 2008 Disponível em: <http://www.denatran.gov.br/publicacoes/download/ctb.pdf >

DIARIO DO PARÁ. Mais dois acidentes na “Via da Morte”.   Disponível em: <http://www.diarioonline.com.br/noticia-227653-mais-dois-acidentes-na-via-da-morte.html > acesso em 26 de nov de 2012


(1) Trabalho apresentado no Congresso Ibero-Americano de Seguridad Vial. Madri – Espanha. Junho de 2015. http://www.institutoivia.org/intercisev2015/index.html

Um comentário:

  1. A professara Diana Lemes, faz um trabalho de educação e de valorização da vida, que merece respeito e investimentos dos poderes constituídos e da comunidade em geral.

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