quinta-feira, 23 de maio de 2019

Maio Amarelo - Lançamento da Coleção “Educação para o Trânsito”

Ontem, 22 de maio de 2019, durante a abertura do movimento “Maio Amarelo: educação para o trânsito em Belém do Pará”, da Uepa, ocorreu o lançamento da coleção “Educação para o Trânsito”, de autoria das professoras Ceila Moraes, Diana Ferreira, Elizabeth Oliveira e Jacirene Vasconcelos de Albuquerque, no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Campus I da Universidade.
A mesa de abertura contou com a presença de representantes de setores da Uepa, Detran, Geppem, Coordenação do Curso de Pedagogia, representante da Editora Cultural do Brasil e da Secretaria Municipal de Educação de Belém.


Na sequência, alunas e alunos do curso de Pedagogia encenaram a performance “Iaçá e sua bicicleta”, que corresponde ao enredo do segundo volume da coleção educação para o trânsito, demonstrando a importância de equipamentos de segurança da bicicleta e da/o ciclista, para garantir um trânsito seguro.


Em seguida, o Professor Osvando Alves fez a certificação de professores e alunos do desenvolvimento das atividades do Projeto de Extensão do ano letivo de 2018. 


Logo após, ocorreu a mesa redonda intitulada “Comportamento humano no trânsito numa perspectiva educacional”, com a presença da Psicóloga Márcia Regina Valente Pimenta, da Ethos Consultoria, Prof. Dr. César Romeu de Almeida Quaresma, do Gestcom/Ufpa e Profa. Dra. Diana Lemes Ferreira, do Geppem/Uepa. 


E finalmente, o lançamento da Coleção “Educação para o Trânsito”, com a presença das autoras e de várias pessoas presentes. 


Na ocasião, as professoras agradeceram pelo apoio recebido das instituições diversas e das pessoas que contribuíram para a efetivação da publicação. A Professora Jacirene Vasconcelos destacou em sua fala: “o projeto não é apenas uma construção de Ceila, de Diana, Elizabeth ou minha. É uma construção que se vê ao longo de anos, em parceria com o Detran, em parceria com o curso de pedagogia, com a pró-reitoria de extensão e com outros amigos que vem sendo somados". Na mesma direção a Professora Ceila Moraes destacou que o projeto é importante “não apenas para o estado do Pará, porque traz questões específicas da Amazônia, mas que contribui para a educação de um modo geral”. 


Emocionada, a Pedagoga Elizabeth Oliveira destacou sua trajetória pessoal e seu processo de busca de conhecimentos e parceiros para colocar em prática um projeto que pudesse salvar vidas “para que a gente possa fazer desse trânsito, um trânsito mais humano, que valorize a vida”, disse. 

Da esquerda para a direita: Ceila, Jacirene, Elizabeth e Diana
A Professora Diana Ferreira destacou o papel da Universidade: “Nós precisamos sair mais dos muros da Universidade e mostrar que as Ciências Humanas fazem Ciência e estão aí. Aqui está a prova. Nós temos aqui produções para trabalhar os valores, os sentimentos, a segurança no trânsito e para levar a mensagem de salvar vidas”, finalizou. 
Após as falas das autoras, houve um brinde simbólico, seguido da sessão de autógrafos. 
As atividades do movimento Maio Amarelo seguem até o dia 31 do mês em curso. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário